quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Se conheceras o dom de Deus...

Servir a Jesus é um grande privilégio, e nunca deve ser pesado para nós. Lembro-me da Samaritana, junto ao poço de Jacó: Jesus deu a ela o privilégio de servi-lo com água.
A mulher ficou totalmente surpresa com o seu pedido, que se chocava com as tradições daquele lugar. Porém, Jesus provou que nunca se apega a isso. Ele, a fonte da água viva, pedia água para uma simples e desprezada samaritana...
Aquela mulher não era vista com bons olhos na sociedade, vez que era uma mulher sem marido, e com muitos relacionamentos fracassados. Porém, Jesus resolveu pedir água justamente a ela, demonstrando que não se importa com aquilo que as pessoas foram, uma vez que sabe que é capaz de apagar totalmente o passado daquele que se arrepende e dar-lhe uma nova história.
Diante da resistência da mulher em dar-lhe a água, Jesus censurou: "Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva."
Se tu conheceras... Aquela mulher não sabia com quem falava!!! e ironicamente negava água para  a única pessoa que podia matar a sua sede definitivamente. 
No seu desconhecimento, ela ainda o menosprezou: "Senhor, tu não tem com que  a tirar, o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?"  Jesus não se importou em responder àquela mulher quais os seus métodos para tirar a água. Preocupou-se apenas em declarar a ela que a água que ela servia não matava a sede definitivamente, mas a dEle sim: "Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”
É... quantas vezes colocamos as tradições entre nós e Deus. Quantas vezes Ele se aproxima de nós, requerendo o nosso serviço, e tentamos afastá-lo com as nossas tradições e ignorâncias a respeito da sua essência, com o desconhecimento de quem Ele é, e qual a Sua capacidade. Quantas vezes, mesmo depois de sabermos que Ele tudo pode, o menosprezamos com as nossas perguntas, olhando para a "profundidade" dos nossos poços, e comparando Deus aos homens, ou tentando descobrir os métodos que ele usa, ou usará para fazer tal e tal coisa a nosso favor...
Para nós, Deus também tem as mesmas respostas que deu àquela mulher: Ele não se importará com o nosso passado e pedirá o nosso serviço, independente de quem fomos, ou da nossa reputação. Ele nos censurará  amorosamente pela nossa resistência, e nos fará entender que "Se o conhecêssemos" verdadeiramente,  jamais O resistiríamos, ou ao seu chamado, pois o que Ele nos pede é apenas para dar-nos o privilégio de servi-lo, e, servindo-O, conhecê-lo melhor.  No final, o serviço do Senhor, reverte-se todo a nosso favor! Deus sequer perderá tempo em tentar nos explicar os seus métodos, a maneira como age para tirar a água dos poços, que para  nós, são tão fundos, tão impossíveis de serem conquistados,  Ele apenas nos falará da qualidade de tudo o que Ele faz; do quanto Ele é perfeito em todos os seus planos e caminhos, e do quanto aquilo que Ele nos faz  sempre  repercute para a vida eterna.
E quanto a nós? Julgando ter água, será que não estamos na verdade sedentos da água viva? Que poços estão diante de você, hoje? São fundos demais? Inacessíveis?  Impossíveis? Em que situação você se encontra hoje, diante do chamado de Deus para servi-lo? Sente-se impedido pelas tradições, pela má reputação, pela resistência gratuita? Quanto você conhece daquEle que tem te chamado? Será que não tem se feito de rogado diante do chamado do Senhor, resistindo-lhe inúmeras vezes, esquecendo-se do dom de Deus e de quem é aquele que Te chama?
Deixe que Deus desvende os seus segredos, sacie a sua sede definitivamente e te torne útil para a Sua obra, como Cristo fez com aquela mulher. Basta que você tome a decisão correta, como ela  fez: "Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha mais aqui tirá-la."
Que Deus abençoe as nossas vidas, e no Seu poder, sacie definitivamente a nossa sede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário